O que é hygge e como aplicar na sua vida.

Hygge é um conceito que veio da Dinamarca com raíz a palavra norueguesa hygge que significa diretamente traduzido como bem-estar, mas é como a palavra saudade na língua portuguesa, que não existe em outras línguas e por isso é difícil de explicar a palavra em um sentido literal, nós podemos usar com diferentes contextos, em uma frase pode ter sentido de diversão com amigos e na próxima frase você entende que beber um copo de café quem debaixo das cobertas traduz todo o sentido de hygge sem precisar de mais explicações.

Hygge é uma sensação de conforto e se estar exatamente onde queria estar, no momento.

Aplicar o hygge em casa é muito simples, vocês só precisa parar a correria e tirar 5 minutos extras para apreciar o seu momento favorito, seja olhar a chuva do lado de fora da janela, ouvir os pássaros cantando em um dia de verão ou simplesmente sentar sozinho com o seu café e sentir o sabor e aroma ali presentes antes do dia começar, os detalhes da vida que passa tão rápido importam e trazem mais qualidade para o nosso dia a dia.

Como ter um ambiente hygge em casa?

Velas, calor e meia luz

Aqui na Noruega as casa já são naturalmente de meia luz o que me deixou um pouco irritada no início, não entendia por que não poderiamos ter uma luz branca “normal” em casa, depois de um tempo eu percebi que o povo norueguês adora uma meia luz, um ar aconchegante e que depois do trabalho preferem descansar e aliviar o estresse do dia a dia com um ambiente calmo e aconchegante, as vezes vendo o seu filme favorito acompanhado de um bom vinho ou até um copo de chá quente e uma boa conversa já basta, os itens hygge nessa classificação são:

  • Velas, muitas vezes perfumadas
  • lareira
  • luz amarelada fraca

Plantas

Quem não ama um verde em casa, um colorido a mais para os nossos dias, aqui na Noruega especialmente no inverno é muito aconchegante ter plantas em casa, elas trazem vida, cor e ajudam a purificar o ar de longos períodos de janelas e portas fechadas, devido ao frio externo muito raramente mantemos as ventilação dentro de casa através das janelas da casa, as plantas ajudam a alegrar o ambiente e também são ótimas para a saúde.

Texturas

Aqui na Noruega, como é frio é muito comum misturar testuras, as vezes uma imitação de pele animal, um cobertor de tricô, almofadas com uma terceira textura em cima das outras já presentes, tapetes de pêlo, não se engane, não fica ruim como parece na descrição desse elemento, normalmente todos os elementos citados serão em cores neutras, assim é o estilo de decoração na escandinávia, confesso que as vezes dá um certo trabalho mânter arrumado, mas fica lindo e é super aconchegante.

Cheiros e aromas

Os cheiros podem vir das velas perfumadas, dos aromatizantes da casa ou até daquela refeição que te lembra a infância, é importante para por um minuto e apreciar aquilo que está a sua volta.

Leitura

Seja dentro de casa ou do lado de fora, é muito importande incluir esse hábito em nossas vidas, nem que sejam 10 minutos ao dia ou apenas um capítulo, pense em quantos livros você terá lido até o final do ano, é importante se distanciar das redes sociais em algum momento do dia e se conectar com o assunto que você mais gosta ou quer saber mais sobre, aproveite a sua pausa do cafézinho e leita uma página, garanto que você não irá se arrepender de incluir esses momentos em sua vida.

Hygge sozinho ou com amigos

Não precisa estar rodeado de pessoas para curtir o momento especial, algumas pessoas preferem estar consigo mesmo e outras em uma roda de amigos, aprecie esse momento da sendo inteiro e se dedicando aquele momento, muitas vezes no celular nós não temos nem mesmo a lembrança daquela conversa que estávamos tendo quando saímos com os amigos, pare um pouco e preste atenção, no final do dia são essas lembranças que você vai acumular e levar para sua vida, sem se arrepender quando olhar para trás e desejar ter aquela lembrança.

Espero que gostem das dicas, mais sobre isso no meu canal do youtube no vídeo:

Uma resposta para “O que é hygge e como aplicar na sua vida.”.

  1. Amei! Se precisar de alguém pra revisar os seus textos, eu trabalho com isso! Meu e-mail é thaybettini@hotmail.com. Adoraria trabalhar contigo, adoro o seu canal e a sua pessoa.

    Um beijo ❤

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: